Notícias

Milhares de pessoas se encontraram na Cidade de Itapuranga-GO


Publicado em 04 Setembro 2017
Compartilhe esta página:      

No último dia, 02/09, milhares de fiéis, de toda a Diocese de Goiás se encontraram na Cidade de Itapuranga-GO, para a Realização da XVI Edição da Romaria da Terra e das Águas. Neste ano o Tema Escolhido Foi: "Organização popular e aluta por Direitos" e o lema: “Memória, Rebeldia e Esperança”, fazendo uma relação com o momento que a diocese está vivendo em preparação a 20ª Assembleia Diocesana que celebra os 50 anos de caminhada do povo de Deus.

Nesse mesmo dia a Pastoral da Juventude Diocesana realizou o DNJ que contou com aproximadamente 500 jovens de toda Diocese. O encontro aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima iniciando às 8h da manhã e encerrando com almoço. O encontro foi marcado por momentos orante, oficinas culturais, danças e muita cantoria. O DNJ/2017 teve como tema: “Juventudes em defesa da vida, dos povos e da Mãe Terra”. No período da tarde os jovens continuaram celebrando seu dia participando da Romaria da Terra e das Águas.

Logo na chegada, os romeiros foram recepcionados por grupos da paróquia que davam informações e orientações sobre a Romaria.

Tudo começou na Feira Coberta da cidade onde houve acolhida aos romeiros em seguida algumas falas concluindo com um momento de oração feito por Dom Eugênio Rixem, bispo de Goiás. Logo em seguida a equipe de animação convidou a todos para a caminhada pelas principais ruas do Centro de Itapuranga. Estavam presentes também Dom Messias, bispo da Diocese de Uruaçu e Presidente da CNBB Regional Centro Oeste e Dom Guilherme, bispo da Diocese de Ipameri e Presidente Nacional da Comissão das Pastorais Sócias da CNBB, bem como uma caravana de Uruaçu e de Ipameri.

Após a Caminhada todos se encontraram as margens do lago da cidade onde houve shows culturais, fala dos movimentos sociais e lançamento do CD “O Povo Canta sua luta” da Diocese de Goiás. A romaria concluiu com a celebração eucarística presidida por dom Eugênio Rixen e concelebrada por dom Guilherme, dom Messias, Pe. Antonio Motta (Vigário Geral) e Pe. Celso Carpenedo (Pároco de Itapuranga e Coordenador Diocesano de Pastoral). A celebração foi muito forte. Rica em beleza e simbologia associados aos cantos a liturgia expressou realmente o momento ápice do dia. Em sua homilia dom Eugênio iniciou saudando a todos os presentes e disse: “Passamos esse dia e foi um dia muito lindo, muito bem preparado onde muita gente se envolveu realmente e nós ficamos felizes de estramos juntos aqui na mesma luta e no mesmo sonho”. Lembrou ainda que a pior coisa que pode acontecer e matar a esperança do povo e conclui citando a frase do Pe. Francisco Cavazzuti: “Aqui as forças da morte não venceram a vida”.

A Diocese de Ipameri irá acolher a 17ª Romaria da Terra, das Águas e das Sementes


Fonte: PASCOM Diocesana

Voltar


Paróquia Imaculada Conceição


A convite do Bispo D. Cândido Penso, os primeiros Frades Franciscanos chegaram na Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) para assumir o trabalho pastoral da região, evangelizando assim o povo que aqui vivia. Nessa mesma época, iniciaram também o trabalho no campo educacional.

Conheça mais sobre nossa História

Fique Conectado


LOCALIZAÇÃO

Rua Alfredo de Pádua, Setor Central
Ceres, Goiás

FALE CONOSCO

(62) 3323-1615

© 2017 - Paróquia Imaculada Conceição

Produção